Sabalenka encerra sequência invicta de Svitolina e avança à final do WTA 1000 de Madri
Aryna Sabalenka está de volta à final do WTA de Madri. Vice-campeã no ano passado, a número 2 do mundo garantiu sua vaga na decisão ao vencer a ucraniana Elina Svitolina por 6/3 e 7/5, nesta quinta-feira (2), interrompendo uma impressionante sequência de 11 vitórias consecutivas da adversária.
A bielorrussa começou a partida com intensidade, vencendo quatro dos cinco primeiros games. Um segundo break foi suficiente para fechar o primeiro set com autoridade. No segundo set, Sabalenka manteve o ritmo e chegou a abrir 4/2. No entanto, quando sacava para fechar a partida, acabou sendo quebrada por Svitolina. A reação da ucraniana, no entanto, foi breve: Sabalenka devolveu a quebra logo em seguida e sacramentou a vitória em sua segunda oportunidade.
O triunfo não só garantiu a vaga na final como também fez de Sabalenka a primeira jogadora da WTA a alcançar 30 vitórias na temporada 2024. Esta será sua quarta final em cinco anos em Madri. A tenista já conquistou o título em 2021 e 2023, mas foi superada por Iga Swiatek na decisão de 2022.
Svitolina, por sua vez, vinha embalada por uma sequência invicta impressionante. Ela havia vencido 11 partidas consecutivas sem perder nenhum set, uma das melhores fases desde sua volta ao circuito após a maternidade.
Na grande final, Sabalenka enfrentará a número 4 do mundo, Coco Gauff. A jovem norte-americana surpreendeu ao eliminar a atual campeã do torneio, Iga Swiatek, com uma atuação dominante, garantindo sua primeira final em Madri.
A decisão promete fortes emoções, com Sabalenka buscando seu terceiro título na capital espanhola e Gauff tentando conquistar seu maior troféu no saibro até agora.