Crítica de ‘Lady’: Cian Clifford domina uma sátira de classe maluca
É fácil brincar nas aulas de inglês superiores, mas não há razão para não fazê-lo. No meio da contínua desigualdade social no Reino Unido, a riqueza extrema e a exclusão social da aristocracia parecem mais absurdas do que nunca – e a imagem sempre tão agradável de uma mulher extravagante que raramente é mais tola e mais agradável do que uma “dama” é literalmente obsoleta. O filme (a imprudente estreia do Freeform do escritor e diretor Samuel Abrahams) é sem dúvida uma piada, mas é divertido, já que um falso documentário lança uma “zona” sobre essa dama amanteigada e um jovem documentarista de classe média em busca de uma história em sua teia de delírios. Ou, se a protagonista da força da natureza, Sian Clifford, já não tivesse carregado tudo.
É adorável ver um ator que trabalha em equipe há tanto tempo finalmente conseguir um veículo e aproveitar a oportunidade com as duas mãos. Clifford ganhou um BAFTA e um Emmy por roubar discretamente cena após cena de Phoebe Waller-Bridge em “Fleabag”, e depois interpretar sua irmã tensa e infinitamente humilhada – um papel que ela aperfeiçoou como uma irmã menos extravagante e em busca de holofotes. (Os recentes papéis coadjuvantes na tela grande como um idiota idiota em “The Ballad of Wallis Island” e um propagandista inexpressivo em “Mother Mary” permanecem inalterados.)
Mas em “Lady”, Clifford é desenfreado, sinceramente entusiasmado e chama a atenção: ela se joga em Lady Isabella Ravenhide, pronta para seu close-up, até mesmo Norma Desmond, para sua certa consternação. Maduro, tão suculento, isso grande. Sua atuação é uma comédia física febril, leituras de versos azedos e um turbilhão de nervos e neuroses que lenta e misteriosamente fazem você sentir por ela. A velha arrogância evidente na fome do personagem pelo documentário em andamento do filme convida (e resiste) a comparações com a obra-prima de TV de Lisa Kudrow, “The Comeback”. Embora falem línguas de autoridade muito diferentes, Lady Isabella e Valerie Cherish têm muito o que conversar.
Pelo menos inicialmente ela não tem muito a dizer, Sam (Larry Kynaston), um cineasta jovem e bem-educado que (como Abrahams) pode se orgulhar de uma indicação ao BAFTA para um curta-metragem – se não uma vitória, como ele sempre lembra Lady Isabella. Ele não foi inundado com ofertas dessa aclamação, então seu agente o apresentou a Lady Isabella, que alegou que havia uma comissão da Netflix para um bio-doc sobre sua vida. É uma mentira, claro, e uma das muitas que ela contou durante o julgamento. Mas ela acredita que se Sam e sua equipe mantiverem a câmera voltada para ela enquanto ela se pavoneia por sua mansão no campo, bebendo em excesso durante o dia e exibindo seu guarda-roupa deslumbrante, o conteúdo resultante será espetacularmente assistível.
Uma reviravolta muito incomum nos acontecimentos, na melhor das hipóteses, prova que ela está inesperadamente certa. Mesmo que isso não aconteça, de forma indireta, ela tem razão: ela afirma ser “a resposta aristocrática aos Kardashians”, e se a fama da família na TV é impulsionada por mais do que dinheiro e um estilo de vida caro, por que não ela? Ela é certamente mais excêntrica do que qualquer Kardashian e, portanto, mais interessante de maneiras que ela não percebe – seja fazendo exigências rudes à sua sofredora empregada Becky (Juliet Cowan) ou adorando ter a câmera apontada para ela no final. Ou talvez seja amar Clifford, mas de qualquer forma, ela tem nossa atenção. “Lady” repele facilmente a elite, mas também atinge com sucesso um cenário mediático que fez celebridades como Lady Isabella acreditarem que são estrelas por direito de nascença.
O roteiro de Abrahams, co-escrito com Miranda Campbell Bowling, é cheio de piadas elegantemente concisas e piadas descartáveis, entrelaçadas em um enredo bastante tênue que não faz muito sentido, mesmo no mundo animado de Lady Isabella. Por que ela ganhou a competição regional de talentos de baixo custo é uma incógnita, mas se isso dá a Clifford uma plataforma para fazer danças modernas malucas em uma fantasia de corvo gigante, quem somos nós para discutir? “Lady” é rápida e ágil e feita com certo brio – o figurino espirituoso e que molda instantaneamente o personagem de Terry Higgins merece menção especial, assim como a edição irregular e frenética de Josh Mallalieu que mantém a pretensão do documentário à tona. Mas, em última análise, é um veículo estrela por si só, dominado por um desempenho que, por si só, responde à questão de por que estamos assistindo.
